Como enxergamos o sofrimento!

Li esse texto e achei muito interessante...quero compartilhar com vocês ;)

Sofremos demais por aquilo que é de menos

Sofrer é como experimentar as inadequações da vida. Elas estão por toda parte. São geradas pelas nossas escolhas, mas também pelos condicionamentos dos quais somos vítimas.

Sofrimento é destino inevitável, porque é fruto do processo que nos torna humanos. O grande desafio é saber identificar o sofrimento que vale a pena ser sofrido.

Perdemos boa parte da vida com sofrimentos desnecessários, resultados de nossos desajustes, precariedades e falta de sabedoria. São os sofrimentos que nascem de nossa acomodação, quando, por força do hábito, nos acostumamos com o que temos de pior em nós mesmos.

Perdemos a oportunidade de saborear a vida só porque não aprendemos a ciência de administrar os problemas que nos afetam. Invertemos a ordem e a importância das coisas. 

Sofrer é o mesmo que purificar. Só conhecemos verdadeiramente a essência das coisas à medida que as purificamos. O mesmo acontece na nossa vida. Nossos valores mais essenciais só serão conhecidos por nós mesmos se os submetermos ao processo da purificação.

Talvez, assim, descubramos um jeito de reconhecer as realidades que são essenciais em nossa vida. É só desvendarmos e elencarmos os maiores sofrimentos que já enfrentamos e quais foram os frutos que deles nasceram. Nossos maiores sofrimentos, os mais agudos. Por isso se transformam em valores.

O sofrimento parece conferir um selo de qualidade à vida, porque tem o dom de revesti-la de sacralidade, de retirá-la do comum e elevá-la à condição de sacrifício.

Sacrifício e sofrimento são faces de uma mesma realidade. O sofrimento pode ser também reconhecido como sacrifício, e sacrificar é ato de retirar do lugar comum, tornar sagrado, fazer santo. Essa é a mística cristã a respeito do sofrimento humano. 

Não há nada nesta vida, por mais trágico que possa nos parecer, que não esteja prenhe de motivos e ensinamentos que nos tornarão melhores. Tudo depende da lente que usamos para enxergar o que nos acontece. Tudo depende do que deixaremos demorar em nós.

Spinoza escreveu: “Percebi que todas as coisas que temia e receava só continham algo de bom ou de mau na medida em que o ânimo se deixava afetar por elas”. O filósofo tem razão. A alegria ou a tristeza só poderão continuar dentro de nós à medida que nos deixamos afetar por suas causas. É questão de escolha. Dura, eu sei. Difícil, reconheço. Mas ninguém nos prometeu que seria fácil.

Se hoje a vida lhe apresenta motivos para sofrer, ouse olhá-los de uma forma diferente. Não aceite todo esse contexto de vida como causa já determinada para o seu fracasso. Não, não precisa ser assim.

Deixe-se afetar de um jeito novo por tudo isso que já parece tão velho. Sofrimentos não precisam ser estados definitivos. Eles podem ser apenas pontes, locais de travessia. Daqui a pouco você já estará do outro lado; modificado, amadurecido.

Certa vez, um velho sábio disse ao seu aluno que, ao longo de sua vida, ele descobriu ter dentro de si dois cães – um bravo e violento, e o outro manso, muito dócil. Diante daquela pequena história o aluno resolveu perguntar- E qual é o mais forte? O sábio respondeu – O que eu alimentar. O mesmo se dará conosco na lida como os sofrimentos da vida. Dentro de nós haverá sempre um embate estabelecido entre problema e solução. Vencerá aquele que nós decidirmos alimentar...

Padre Fábio de Melo

Realmente muito interessante....pra se pensar não acham??

Texto tirado do site do Santuário São Judas Tadeu...Clique Aqui ♥ 
a igreja onde frequento e amo.
É aqui que me alimento do amor mais valioso que existe: DEUS!


5 comentários:

  1. Oii Cláudia, muito bom esse texto sobre o sofrimento, acho que muitos sofrimentos são desnecessários mesmo, muitas vezes nós é que insistimos em os alimentar. Adorei a mensagem final, a gente decidi quem alimentar, perfeito isso! Valeu! Tenha um ótimo finde amiga! Bjoos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Cláudia! Que post maravilhoso, me emocionou! Tens a mais profunda razão, sofremos por pouca coisa, temos que averiguar ao certo, se aquele sofrimento nos fará crescer, digo crescer, pois aprendemos com certos sofrimentos, mas passamos por eles, aprendemos a lição e retornamos à vida, esse é um exemplo, de quando perdemos um ente querido, sofremos sim, é claro, pois amamos e não queremos ficar longe, porém, não devemos carregar isso, devemos entender a morta (seja de qual doutrina religiosa for), e acalentarmos em nosso coração, e com isso aprendermos. Já o sofrimento por pouca coisa, é aqueles que criamos em nossa imaginação, o ciúmes, por exemplo, é uma coisa, que sofremos e não nos dissipamos, e com isso, passamos a insegurança para aqueles que amamos, isso não é certo.
    Vivamos então uma vida plena de paz e harmonia, aproveitando cada segunda.

    Bom feriado. Bom final de semana.

    Beijos, Linda Minha! =)

    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto que fala sobre sofrimento e leva a reflexão..Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
    Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
    Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa encontrar o seu blog.
    Deixo a minha benção e a paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudia!
    É um lindo texto sim.
    É algo inevitável, e achei perfeita a colocação "saber identificar o sofrimento que vale a pensa ser sofrido".
    É para refletir, para que o sofrimento seja realmente aprendizado e crescimento.

    bjs

    ResponderExcluir

ADOREI SUA VISITA. ESTOU TE ESPERANDO MAIS VEZES.
MUITA PAZ PARA O SEU DIA =)
BEIJINHOS NO ♥

Cláudia Helena

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...